sábado, 21 de março de 2009

2.1 - Modalidades de textos científicos


  • Artigo Científico

Essa modalidade de texto científico requer como princípio básico a escolha de um tema. Este deve ser relevante ao meio em que será inserido e mostrará resultados de experiências ou pesquisas já realizadas.

Um artigo pode também dar ênfase à algum assunto tirado de uma dissertação ou tese que seu escritor julgue merecedor de destaque. O processo de submissão precisa encarar o crivo de 2 ou mais pareceristas. Se aprovado, o artigo é publicado, garantindo reconhecimento ao tema.

Alguns dos aspectos analisados são: grau de originalidade do tema, coerência e adequação da linguagem, grau de contribuição à area entre outros.

O artigo deve contar com um rigoroso embasamento, e seu autor deve demonstrar completo domínio do tema. Ele é um dos termômetros (equivocadamente ou não) da carreira de um cientista.

Exemplos:

http://www.risktech.com.br/PDFs/CDSBr43.pdf

http://www.risktech.com.br/PDFs/Opcoesdolbr.pdf

  • Relatório

O relatório científico serve para revelar resultados de uma pesquisa ou experimentação, já completamente desenvolvidos ou ainda me fase de desenvolvimento.

Deve contar com uma narração acerca dos problemas enfrentados, os sucessos e fracassos, materiais usados e obejtivos do que se relata. Deve-se, também, focar na contextualização do leitor ao tema.

Resultados precisam ser mostrados em todos os passos, descrevendo bem o que se conseguiu (e não se conseguiu) em cada etapa. É importante também descrever as medidas tomadas diante de um fracasso e o resultado de tais medidas.

A conclusão marca o fim do relatório e deve ser bem construída, mostrando todos os resultados obtidos e a aplicabilidade do que se obeteve. A bibliografia deve ficar numa sessão específica, ao final do relatório.

Exemplos:

http://www.fe.unicamp.br/alfaplangies/relat.pdf


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2000000200019&script=sci_abstract&tlng=pt

  • Ensaio Científico

O ensaio consiste na exposição, por parte do autor, de idéias sobre um tema. Caracteriza-se, sobretudo, pelo não aprofundamento exaustivo ao tema.

É, até então, o tipo mais subjetivo dos textos, já que o autor colocará, após muita pesquisa bibliográfica, suas opiniões pessoais sobre o que foi lido.

No seu esqueleto, deve conter uma introdução como forma de contextualização do leitor e a bibliografia usada, arrajados da forma que quem escreve achar mais conveniente.

Os ensaios podem contar com a preponderância de um ou mais dos seguintes enfoques:

Ensaio descritivo

Ensaio explicativo

Ensaio narrativo

Ensaio comparativo

Ensaio persuasão

Ensaio reflexivo


Exemplos:

http://www.teologica.br/theo_new/files/BrincandoDeus_LarryP.pdf

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252008000200015&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

Postar um comentário